Filmes Inspirados no Mundo da Moda


.

O moda no brasil esta crescendo num ritimo acelerado, O São Paulo Fashion Week, é a semana de moda mais famosa da América Latina e aparece ao lado dos principais eventos realizados em Paris, Milão, Nova Iorque, e Londre, por isso eu resolvi pesquisar e trazer alguns filmes que mais inspiraram e inspiram o mundo da moda.

Antes de virar filme, Sex And The City foi uma das séries mais aclamada em todo mundo. Carrie Bradshaw e suas amigas seguiam o mundo fashion e ditavam moda. Algum vestido, corte de cabelo, bolsas, muitas bolsas! Tudo era milimetricamente estudado para poder fazer parte da série. Com o filme, que também foi de grande sucesso, nada mudou, e as meninas impulsionaram vendas de acessórios e roupas de muitas lojas e grifes.
Sex And The City
Um dos mais aguardado no mundo fashionista é , “Coco Antes de Chanel” relata a história da estilista famosa Gabrielle Bonheur Chanel, que ganhou vida com a atriz Audrey Tautou.

Coco Antes de Chanel


O Diabo Veste Prada foi um dos filmes mais badalados no meio fashion em 2006. Afinal, a comédia baseada em livro homônimo trata a moda com o devido respeito, não somente em se tratando do milionário figurino - recheado de famosas grifes, como Calvin Klein, Balenciaga, Bill Blass, Donna Karan, Channel e, claro, Prada -, mas também ao retratar de forma honesta e cômica esse mundo.


Prêt-A-Porter, 1994, é considerado pelos fashionistas um marco do cinema dos anos 90. Dirigido por Robert Altman, o longa-metragem foca, de uma maneira bastante bem-humorada, a loucura que se passa nos bastidores do mundo fashion - as brigas entre modelos, a ansiedade que envolve os desfiles, as disputas de ego, enfim, todo o glamour e a sujeira por trás da indústria da moda. Destaque para os atores que Altman conseguiu reunir nesta produção. Marcello Mastroianni e Sophia Loren - dois ícones do cinema europeu - encabeçam o elenco, que também conta com Kim Basinger, Rupert Everett, Forest Whitaker, Julia Roberts, Tim Robbins, Lauren Bacall e Danny Aiello. Prêt-A-Porter também conta com as participações dos estilistas Jean-Paul Gaultier, Christian Lacroix, Issey Miyake e Gianfranco Ferre, apresentando coleções feitas exclusivamente para o filme.

Zoolander, 2001. O comediante Ben Stiller é Derek Zoolander, o modelo mais "quente" da temporada. O belo rosto e as expressões incríveis que usa nos desfiles e fotos só servem para esconder sua falta de personalidade e inteligência. Nos bastidores de desfiles, enquanto tenta salvar o mundo de um modelo malvado (vivido por Owen Wilson), Zoolander cruza com personalidades reais, como os estilistas Tom Ford e Tommy Hilfiger, além de celebridades como Donald Trump, Lenny Kravitz, David Bowie, Claudia Schiffer e até Paris Hilton em uma de suas primeiras aparições no cinema.

Zuzu Angel é a cinebiografia essencial para quem deseja conhecer melhor a vida de uma das principais estilistas da história da moda brasileira. Apesar de ser mais focada em sua luta política, o filme também dá atenção aos looks, criados por Kika Lopes. A figurinista deu atenção especial às estampas, cortes e combinações imaginados por Zuzu ainda em vida.

O mundo da moda está no foco desta comédia romântica protagonizada por Audrey Hepburn e Fred Astaire em Cinderela em Paris. Ela é uma jovem inocente que vira modelo, passando a trabalhar com o fotógrafo de moda Dick Avery (Astaire). Como em todos os seus filmes, Audrey desfila figurinos do estilista Givenchy. O restante dos looks ficou por conta de Edith Head, uma verdadeira lenda em Hollywood.

No longa-metragem Mahogany, de 1975, Diana Ross interpreta garota pobre que se torna uma modelo famosa e, posteriormente, designer de moda. O diferencial deste filme é que o figurino foi criado pela própria protagonista. Com um toque luxuoso, Diana Ross criou um visual elegante com formas clássicas e ao mesmo tempo conceituais para a época em que foi rodado.

Em O Lixo e a Fúria a música punk não foi somente um fenômeno dentro do rock-and-roll, mas propôs uma revolução estética inédita até então. Este documentário é capaz de focar como poucas produções todas as influências estéticas do punk, especialmente na Inglaterra. O Lixo e a Fúria, dirigido por Julien Temple, acompanha o fenômeno no Velho Mundo a partir das estripulias propostas pela banda Sex Pistols, um de seus expoentes. O filme, de 2000, também segue as mudanças estéticas e sociais entre os jovens da época, contextualizando seu sucesso dentro de uma sociedade totalmente fragilizada, necessitada não somente de novas músicas, mas também de novas diretrizes aos jovens dos anos 70. O Lixo e a Fúria mostra a introdução das roupas rasgadas, peças de couro e cabelos assimétricos entre os jovens dessa época, moda que segue reciclada até hoje.

Memórias de uma Gueixa, vencedor do Oscar de Figurino em 2006, o visual é um dos pontos fortes desta superprodução baseada em best seller homônimo. Criado por Colleen Atwood, o figurino é composto pelos complexos e tradicionais trajes usados pelas gueixas, os quimonos. Em seda colorida, ganham ares de modernidade por conta das estampas desenvolvidas exclusivamente para este filme.

Em O Pecado Mora ao Lado (1955), Marilyn Monroe é uma das maiores musas do cinema especialmente por uma cena especial deste filme dirigido por Billy Wilder, na qual o vestido esvoaçante revela as belas pernas da atriz sobre um duto de ventilação. O vestido branco, decotado e plissado, criado por Travilla, transformou Marilyn em musa e colocou esta produção na lista das inesquecíveis do cinema.

Bom gente esse foi meu pequeno post e espero ter acertado, bom por hoje é só!

Postar um comentário