Christian Dior Biografia


.

 Fonte de pesquiza Blog Acho Chic

New look celebrizou o costureiro

De família burguesa, Dior teve criação requintada. Educou-se para ser diplomata, mas desistiu. Contra a vontade do pai, abriu uma galeria de arte em Paris, onde trabalhava com obras de amigos como Salvador Dali e Jean Cocteau. O crack de Nova York, em 1929, quebrou seu pai também. A galeria é vendida, Dior adoce e só volta à ena em 1935, como figurinista do jornal Le Figaro. Dali passa a assistente de Robert Piguet e Lucien Lelong, costureiros cujo currículo tem importância mais pela participação de Dior e Pierre Balmain do que eles mesmos.
Em 1947, torna-se independente e abre sua maison, financiado pelo esperto business man Marcel Boussac.

Foi neste ano e em apenas uma estação que Dior obteve a fama que o acompanhou até 1957, quando morreu de ataque cardíaco. O modelo era o tailleur Bar. Carmel Snow, jornalista da Harper’s Bazaar, comentou após o desfile que aquele era um autêntico new look. O termo se internacionalizou, generalizou-se e continua em uso e moderno ate hoje. Como as roupas criadas por ele.

                                                 


O new look surgiu de uma sacação psicológica genial de Dior. Apesar do fim da Segunda guerra mundial, as mulheres usavam austeras roupas-uniforme. Dior entendeu que era o momento de a feminilidade vir à tona. Fez o tailleur bar, o primeiro de uma série que valorizava o luxo e partes cobiçadas do corpo de uma mulher: os ombros eram doces, a saia, muito voluma, e o busto em evidência realçava a cintura, que, de tão fina, passou a ser cintura de vespa. Simultaneamente ele lançou outra marca registrada: a aplicação de rosas de seda em acessórios e roupas.

Tudo isso foi retomado há dois anos, quando o mundo da moda se mobilizou para comemorar o 40º aniversário da Maison Dior, até hoje no nº30 da avenue Montaigne, em Paris, com paredes cinza e batentes brancos. Mas ele permanece um cult para os estilistas. Nas coleções para o próximo inverno dos brasileiros Georges Henri, maria Bonita e Andréa Saletto, por exemplo, há respectivamente um vestido da linha A um casaco trapézio (última criação de seu assistente Yves Saint Laurent antes de deixa-lo, em 1957) e um tailleur acinturado de golas amplas (de 1954).
Filho de um comerciante de fertilizantes da região do Canal da Mancha, Dior queria seguir a carreira artística como artista plástico. Foi mandado para Paris, para estudar Relações Internacionais, uma vez que seu pai queria que o jovem Christian seguisse a carreira diplomática e que pudesse administrar os negócios da família.


No caldeirão de culturas representado por Paris, o jovem não se adaptou à profissão escolhida pelo pai, e logo se viu cada vez mais dentro do ramo das artes. Começou a freqüentar ateliês de pintura e de desenho, chegando mesmo a pintar alguns quadros. Mas foi a sua habilidade para desenhar roupas que lhe conferiu destaque e fama.
Posteriormente, o seu círculo de amigos se expandiu e conheceu um importante empresário da indústria têxtil, que lhe garantiu patrocínio para a produção de algumas peças. O resultado foi bem sucedido: os seus traços e a visão que tinha do corpo feminino causaram fascínio e delírio e, em 1947 inaugurou a Mansão Dior de Alta Costura que, impulsionada pelo seu New Look, impôs uma verdadeira revolução na arte de vestir.
O New Look foi um conceito revolucionário uma vez que resgatava a feminilidade da mulher, aclama a grandiosidade da vida e da existência humana e devolvia vida às pessoas: tudo que o mundo pós-guerra necessitava. Além de causar fascínio pela sua elegância e luxo, o conceito do New Look vinha carregado de extravagância e exagero: vestidos tradicionalmente feitos com 5 metros de tecido, agora usavam até 40 metros. Isso também ajudou a repercussão do conceito permitindo encerrar a mentalidade do racionamento no pós-guerra.
Ao longo de sua carreira fez a própria tradução física dos sonhos e da fantasia humana através de seus vestidos. Atualmente nas mãos de John Galliano, a Mansão Dior permanece como ícone da alta costura mundial, fazendo jus aos ideais de seu criador.

Postar um comentário